terça-feira, 5 de outubro de 2010

CONCEITOS CONSTRUIDOS

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista Lindalva Carneiro da Silva

UNIDADE 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
ATIVIDADE 3 - Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

Diante todo o processo formativo com foco no uso das tecnologias no espaço escolar, constatei que a escola não pode adiar, isolar ou até mesmo ignorar essas tecnologias e mídias em favor do processo de ensino e de aprendizagem, pois, para que haja uma educação de qualidade e que esta possa desempenhar com sucesso sua função social deve se posicionar frente aos contextos de forma critica e consciente.

Tradicionalmente conhecemos currículo como sendo uma seriação de conteúdos escolares em que cada disciplina era estruturada e detalhada, levando em conta, as exigências e normas da unidade escolar, no momento atual, concebemos currículo é o modo próprio de ser de cada escola, é o funcionamento de suas atividades e pela forma de se trabalhar levando em consideração as necessidades de sua clientela “os educandos”.

Através do Currículo a escola constrói sua identidade e a identidade dos que dela fazem parte, portanto, a integração currículo e tecnologias potencializam o processo de ensino, de aprendizagem e atende as necessidades de sues educandos, parafraseando Mesquita: Pode-se mesmo dizer que, na era da tecnologia, o currículo escolar se forma a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno. (http://www.webartigos.com/articles/13479/1/A-Formacao-do-Curriculo-Escolar-nas-Series-Iniciais)

Sendo assim faz-se necessário refletirmos sobre currículo, instrumento este que visa tornar dinâmica, eficaz e eficiente o processo da educação formal. John Kerr define o currículo como “(...) Currículo é toda a aprendizagem planejada e guiada pela escola, seja ela ministrada em grupos ou individual, dentro ou fora da escola” (KERR, 1968, p.16), isto reforça a idéia de que as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo são inquestionáveis uma vez que currículo são todas as situações vividas pelo aluno dentro e fora da escola, seu cotidiano, suas relações sociais, experiências e suas perspectivas de formação profissional e pessoal.

A integração das tecnologias ao desenvolvimento deste currículo se dá prioritariamente através de uma formação continuada dos profissionais da educação, sendo estes agentes mediadores desse processo formativo, propondo o desenvolvimento de projetos no âmbito do currículo em consonância com as tecnologias, não perdendo de foco que a preocupação da escola deve ser a de desenvolver um processo educativo voltado para sua comunidade local e na sua realidade pessoal e contextual, enquanto compromisso contínuo, político e social.

Em suma, o educando é o sujeito do ato de aprender, e a escola é a responsável pelo desenvolvimento dessa aprendizagem, e para que a escola forme sujeitos capazes de participar, questionar, decidir, criar e inovar necessita de um currículo integrado as novas tecnologias e aberto as constantes mudanças.
"Por isso mesmo pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares, chegam a ela – saberes socialmente construídos na prática comunitária – mas também [...] discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos." (FREIRE, 2002:33).

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