Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista Lindalva Carneiro da Silva
UNIDADE 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
ATIVIDADE 2A - SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO EM SALA DE AULA.
O projeto intitulado “Baú de Leituras”, fundamentou-se na política de educação social, cujo objetivo geral era o de fortalecer o desenvolvimento sócio-político-cultural de crianças e adolescentes, atendidas pelas Associações conveniadas com a ONG Visão Mundial, através do estímulo à criatividade e do fortalecimento a auto-estima, oportunizando a inclusão social e o exercício da cidadania.
Levando em consideração os resultados alcançados por este projeto no decorrer do ano de 2009 pela Associação proponente e em consonância com a necessidade de inclusão social e digital dos alunos do Programa Se Liga (visa alfabetizar crianças com distorção idade-série e provoca mudanças na educação formal. Isso porque ele introduz na rede escolar uma cultura de gestão eficaz, focada em resultados), da Escola Paroquial Cristo Rei, onde atuo enquanto professora regente.
Constatei que era de grande relevância para o processo de ensino e de aprendizagem aplicá-lo no processo de alfabetização, já que o mesmo apresenta uma metodologia dinâmica e inovadora para o desenvolvimento da competência escritora e leitura. Fiz poucas alterações no documento original (projeto), acrescentei apenas alguns componentes tecnológicos e mídias que contribuíram significativamente para o alcance dos resultados, pois, segundo Paulo Freire,...“aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito”.
Neste sentido, os principais conteúdos curriculares trabalhados foram leitura e escrita com o uso das tecnologias e de outras mídias (data show, DVD, TV, etc.), essas tecnologias aguçam o interesse e mobiliza a participação dos alunos no processo de alfabetização, possibilitando fluir com mais tranqüilidade e naturalidade o desenvolvimento das competências e habilidades em leitura e escrita.
Com o desenvolvimento das atividades do projeto, os alunos estão mais familiarizados com o uso das ferramentas tecnológicas, sendo que muitos destes alunos nunca antes tiveram acesso a esses recursos, conseguem navegar pela rede através dos links, além da utilização de vídeos (sons e imagens) e de jogos educativos, Pretende-se dá continuidade ao projeto neste quarto bimestre, com a utilização do editor de texto (Word), onde os alunos irão digitar textos produzidos em sala de aula e se possível postarem no blog da escola com a colaboração dos professores orientadores.
Portanto, vale frisar que este vem contribuindo para a inclusão digital, elevação da auto-estima dos alunos, despertando o prazer pela leitura e escrita além de tornar mais dinâmico e prazeroso o processo de alfabetização.
Cursista Lindalva Carneiro da Silva
UNIDADE 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
ATIVIDADE 2A - SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO EM SALA DE AULA.
O projeto intitulado “Baú de Leituras”, fundamentou-se na política de educação social, cujo objetivo geral era o de fortalecer o desenvolvimento sócio-político-cultural de crianças e adolescentes, atendidas pelas Associações conveniadas com a ONG Visão Mundial, através do estímulo à criatividade e do fortalecimento a auto-estima, oportunizando a inclusão social e o exercício da cidadania.
Levando em consideração os resultados alcançados por este projeto no decorrer do ano de 2009 pela Associação proponente e em consonância com a necessidade de inclusão social e digital dos alunos do Programa Se Liga (visa alfabetizar crianças com distorção idade-série e provoca mudanças na educação formal. Isso porque ele introduz na rede escolar uma cultura de gestão eficaz, focada em resultados), da Escola Paroquial Cristo Rei, onde atuo enquanto professora regente.
Constatei que era de grande relevância para o processo de ensino e de aprendizagem aplicá-lo no processo de alfabetização, já que o mesmo apresenta uma metodologia dinâmica e inovadora para o desenvolvimento da competência escritora e leitura. Fiz poucas alterações no documento original (projeto), acrescentei apenas alguns componentes tecnológicos e mídias que contribuíram significativamente para o alcance dos resultados, pois, segundo Paulo Freire,...“aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito”.
Neste sentido, os principais conteúdos curriculares trabalhados foram leitura e escrita com o uso das tecnologias e de outras mídias (data show, DVD, TV, etc.), essas tecnologias aguçam o interesse e mobiliza a participação dos alunos no processo de alfabetização, possibilitando fluir com mais tranqüilidade e naturalidade o desenvolvimento das competências e habilidades em leitura e escrita.
Com o desenvolvimento das atividades do projeto, os alunos estão mais familiarizados com o uso das ferramentas tecnológicas, sendo que muitos destes alunos nunca antes tiveram acesso a esses recursos, conseguem navegar pela rede através dos links, além da utilização de vídeos (sons e imagens) e de jogos educativos, Pretende-se dá continuidade ao projeto neste quarto bimestre, com a utilização do editor de texto (Word), onde os alunos irão digitar textos produzidos em sala de aula e se possível postarem no blog da escola com a colaboração dos professores orientadores.
Portanto, vale frisar que este vem contribuindo para a inclusão digital, elevação da auto-estima dos alunos, despertando o prazer pela leitura e escrita além de tornar mais dinâmico e prazeroso o processo de alfabetização.
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