terça-feira, 31 de agosto de 2010

Prática Pedagógica e Mídias Digitais


Reflexão sobre Prática Pedagógica e Mídias digitais do Curso tecnologia na educação: ensinando e aprendendo com as TIC

Em desenvolvimento da Unidade 3 do curso ensinando e aprendendo com as TIC foram solicitadas a realização de três atividades, dentre as quais solicitavam a análise de recursos educacionais, planejamento e execução de aula com material digital, neste sentido foram elaboradas e executadas duas aulas, a primeira priorizou-se recursos como: o computador, data-show, som e maquina digital, já a segunda utilizou-se de uma apresentação no Power Point e de vídeo da programação da TV escola (som, imagem e links) ambas as aulas foram desenvolvidas com os alunos do Programa Se Liga na Escola Paroquial Cristo Rei, na disciplina de Ciências, tendo como componentes curriculares o meio ambiente e seus elementos; formas de intervenção no meio ambiente: poluição e reciclagem, as competências em evidencia foram: conhecer e compreender, de modo integrado, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente; compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas, tanto local quanto globalmente; adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.

A receptividade por parte dos alunos foi satisfatória, houve participação, envolvimento e interação, como o próprio MORAN frisa: "todo o nosso ser é atingido e não só a inteligência" Daí a sua força", o uso das mídias nesse sentido, torna a aula mais viva, dinâmica e prazerosa, não é que os recursos por si só darão conta de transformar as informações em conhecimento, mais é que possibilita ao professor promover discussões, problematizações e reflexões a respeito dos conteúdos abordados utilizando-se de recursos fascinantes que vão além de ferramenta de escrever e armazenar textos, mas sim de um amplo sistema de (tele) comunicação de forma interativa.

Equivale destacar que a aprendizagem dos alunos ficou evidente através do desempenho nas atividades solicitadas, das discussões e reflexões orais e escritas em sala de aula, bem como, do compromisso firmado com relação à mudança de atitude para com o meio ambiente.

Segundo Moran os meios de comunicação (...) são mecanismos interessantes que dão vida à educação, pois, operam imediatamente com o sensível, o concreto, principalmente a imagem em movimento(...) ao mesmo tempo, utilizam a linguagem conceitual, falada e escrita, mais formalizada e racional (...) imagem, palavra e música se integram dentro de um contexto comunicacional afetivo de forte impacto emocional, que facilita e predispõe a conhecer mais favoravelmente (MORAN, 1994, 44), neste sentido o processo de ensino e de aprendizagem vem tomando outros rumos, uma multiplicidade de ferramentas vem dando subsídios teóricos e metodológicos que tornam uma riqueza impressionante de combinações que envolvem docentes e discentes no desenvolvimento deste processo.

Trabalhar desta forma é sempre uma oportunidade de ampliarmos nossas competências e facilitar nosso fazer didático-pedagógico, esses recursos facilitam o processo de ensino e de aprendizagem, pois, nos trazem informações novas e atualizadas, rápidas e precisas, de forma interativa e dinâmica quebrando uma prática que em muitos casos já virou rotina.

Equivale destacar que o uso do computador e suas vastas ferramentas em sala deve ser bem planejado e bem desenvolvido, haja vista que o "computador" por si só não vai transformar um "mal" professor em um "bom" professor, não existe tecnologia que resolva esse tipo de problema, essas tecnologias podem mudar a forma como essas competências são desenvolvidas de modo que verdadeiramente essas informações possam se transformar em conhecimento, caso contrário, nem professores e nem alunos passarão das páginas de bate-papo, enfim, estamos vivenciando um novo contexto educacional, onde a tecnologia é um desafio não somente no sentido de acesso as ferramentas, mas no sentido, de promover e otimizar o conhecimento de forma crítica e autônoma via ferramentas tecnológicas. Avante, educador!!


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