UNIDADE 2 - ATIVIDADE 1: O QUE É HIPERTEXTO
Entender hipertexto é conceber a informação e o conhecimento sistematizado, como uma rede de “nós” ligados entre si através dos links, é um texto de leitura não-linear, não obedecendo à hierarquia determinada, não tem limitações não precisa necessariamente iniciar e terminar num ponto fixo é de fato um conhecimento bem mais avançado, complexo pelo fato de existirem caminhos que podem ser navegados sem seguir uma seqüência da ordem como o texto deve ser lido. Os hipertextos podem ser definidos ainda como sendo documentos interligados a outros documentos, através de palavras, imagens, vídeos dentre outras ferramentas.
O hipertexto não é uma realidade do meio digital e nem recente, sua estrutura existe a algum tempo, em leituras sobre o assunto podemos observar que os escritos de Leonardo Da Vinci (1452-1519), os escritos bíblicos são modelos estrutural de hipertexto, no entanto, com os recursos do uso da internet os hipertextos ganharam novas possibilidades pela sua velocidade e forma de processamento possibilitando ao homem acesso em tempo hábil de informações e com uma qualidade mais aprimorada em razão das ferramentas da Web.
No entanto, a utilização do hipertexto no sistema educacional, pode ser analisada levantando em consideração não só os pontos positivos, mas também os negativos, ou seja, as situações-problemas que seu uso no processo de ensino e aprendizagem pode causar, pois se trata não só de uma nova forma de produzir e ler textos, mas também de um novo modelo de educação, novas práticas pedagógicas e novos conceitos de formação de cidadãos, de modo que essas práticas não produzam ou reproduzam as desigualdades sociais, ao contrário garantir acesso e formação de qualidade a todos.
COSTA (2005, p. 104), diz que: o surgimento do hipertexto como novo gênero textual, “pode estar ligada à aparição de novas motivações sociais e circunstâncias de comunicação ou a novos suportes de comunicação”.
Portanto, o certo é que o professor e a escola devem urgentemente se aprimorar desses conhecimentos e preparar-se para atuar com competência nesta nova realidade.
Neste contexto, a experiência de navegar no hipertexto é ao mesmo tempo agradável e preocupante. Agradável pelo fato de vivenciar uma gama de informações ao mesmo tempo, pela liberdade de percorrer pelos documentos, pelos recursos áudios-visuais que facilitam a compreensão, por fazer parte deste contexto enquanto professor-aprendiz, mas preocupante diante do grande desafio e da urgência de adquirir subsídios que possibilitem orientar os alunos, que em sua maioria já tem acesso a esse tipo de texto, transformando as informações obtidas em formação, criando ambientes de construção do conhecimento compartilhado e motivando-os a constante busca por este conhecimento, assim como, manter-se atualizado e aberto aos novos avanços tecnológicos enquanto professor-aprendiz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
excelente texto, voce se expressa muito bem, bem claro de bom entendimento...bom sucesso bjs Eurivan
ResponderExcluir