Educação e Tecnologia
O aprimoramento profissional do professor é de suma importância para o desempenho do ato de educar. É necessário que o professor enquanto profissional esteja sempre se atualizando as adaptações e mudanças científico-tecnológicas, para que dessa forma possa atender com qualidade um número cada vez maior de alunos.
Hoje não basta ler e escrever, é necessário que o indivíduo aqui representado na figura do professor esteja imbuído dos conhecimentos tecnológicos, um professor que não acompanha o desenvolvimento tecnológico com certeza não será capaz de formar cidadãos em condições de acompanhar tais avanços.
As ferramentas tecnológicas não devem ser utilizadas apenas para a otimização do trabalho nas fábricas, nos hospitais e nos combates de guerra. Elas estão também à disposição da escola, e esta última tem a grande incumbência de utilizá-la em prol da melhoria da sociedade além de ensinar com competência sobre a utilização benéfica das mesmas.
A sociedade organiza-se e reorganiza-se se adequando sempre a sua natural evolução. Foi assim que aconteceu com a escrita que teve um papel de fundamental importância na construção da sociedade letrada. Na sociedade do século XXI a tecnologia passa a assumir um papel fundamental, principalmente no que se refere à velocidade em que ela responde às necessidades de comunicação, transporte e descobertas científicas. No entanto o professor precisa saber fazer uso das ferramentas tecnológicas, explicitando suas finalidades no que se refere à melhoria da qualidade de vida dos educandos. Caso não seja capaz de transmitir esse conhecimento, tais ferramentas podem servir apenas para maximizar o índice do fracasso escolar, pois, teremos um elevado número de alunos abandonando a escola para entreterem-se nos jogos e brincadeiras oferecidas pelas máquinas.
O papel do professor, portanto, é dar um sentido ao uso da tecnologia, produzir conhecimento com base a um labirinto de possibilidades. “O computador trouxe novas situações de aprendizagem que o professor deve gerenciar”, diz Silvia Fichmann, da Escola do futuro da Universidade de São Paulo. É possível, por exemplo, estimular o raciocínio lógico com jogos virtuais. Ou criar páginas na internet para a garotada publicar seus textos. (ESCOLA, 2006,p.31).
O que a sociedade espera hoje é uma escola capaz de formar cidadãos para um mundo globalizado, mais complexo, mais veloz e mais competitivo. Para que uma escola possa formar homens e mulheres de bem, ela terá que estar munida de uma boa infra-estrutura e de bons profissionais, professores comprometidos em contribuir de forma significativa com a mudança. Professores que saibam lidar com todos os tipos de situações e que estejam preparados para receber alunos advindos de realidades miseráveis, onde muitos apresentam quase zero de perspectiva de vida. Para estes a educação é a única esperança de mudança de seu quadro sócio-econômico, caso a escola esteja consciente de seu papel emancipador tal mudança virá.
Uma das formas de a escola superar suas dificuldades como agente transformador está na ação de seus professores, no sentido de produzir educação de qualidade. (SAMPAIO,1999,p.18).
Autor: Raimundo da Silva Santos Júnior(Juruti) – Especialista em Supervisão Educacional.
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